top of page

A Arte

O Budō Taijutsu é uma arte marcial japonesa composta por 9 artes marciais japonesas clássicas (九古流派, Kyū Ryūha) praticadas e usadas por mais de 800 anos por guerreiros japoneses, incluindo os famosos samurais e ninjas. Esses ensinamentos foram transmitidos diretamente ao atual herdeiro Hatsumi Masaaki Sensei (初見良昭先生) que os uniu em uma mesma escola, a Bujinkan (武神館). Por ser uma arte marcial com base tão antiga, ter sua eficácia comprovada em situações de alto risco durante as guerras de unificação do Japão que começam no período Sengoku (戦国時代), por exemplo, é praticada atualmente por milhares de pessoas no mundo. Importantes instituições, como: FBI (EUA), CIA (EUA), SAS (Reino Unido), Homeland Security (EUA), MOSSAD (Israel), Forças Armadas da França, entre outras que disponibilizam este treinamento para seus agentes e oficiais. No Brasil praticam agentes das Polícias: Militar (vários estados) e Civil (várias cidades), também oficiais do Exército Brasileiro e agentes da Polícia Federal, até mesmo oficiais do Corpo de Bombeiros dentre outras instituições. O fato de ser uma arte baseada em outras tão antigas não a faz obsoleta. Na verdade, o registro da escola conta com mais 100.000 praticantes registrados ao redor do mundo. Quantos mais estão praticando? 

As técnicas do Budō Taijutsu são adaptáveis às necessidades modernas considerando vários aspectos do contexto atual, como: ambiente de prática, situação de risco, anatomia dos envolvidos, cultura local, armas disponíveis, condições meteorológicas e geográficas entre vários fatores. Afinal, foi uma arte marcial de guerra que inclui: estratégia, tática, política e filosofia, além do treinamento físico. Durante a evolução do praticante serão ensinadas as 9 escolas clássicas japonesas. Aquisição de disciplina, perseverança e superação das vulnerabilidades emotivas e mentais são alguns dos alvos almejados em treinamento.

O objetivo do Budō Taijutsu é a PAZ. Além de oferecer a melhor experiência de mente e corpo, promover saúde, eleva a consciência do praticante a busca contínua de conexão com o todo (convívio natural)  unificando: mente, corpo e técnica. Uma experiência única e profunda de entendimento das leis naturais. Através da didática da escola, vários obstáculos são superados ao longo do treinamento, o senso de comunidade é desenvolvido, o potencial de liderança reconhecido, levando o praticante a recuperar características inatas perdidas pelos estilos de vida atuais. 

Diretrizes

Princípios

 

Esqueça sua tristeza, raiva, ressentimento e ódio. Deixe-os passar como  fumaça levada por uma brisa. Não deve desviar-se do caminho da retidão;

Deve-se levar uma vida digna de um ser humano. Não ser possuído pela ganância, o luxo ou o seu ego.

Deve-se aceitar mágoa, tristeza e ódio como eles são e considerá-los como uma chance de discernir dada pelo Alto, uma bênção dada pela natureza.

Engajar, tanto a sua mente, como seu tempo totalmente no Budō (武道, Caminho Marcial), além de sua mente aprofundada no Bujutsu (Arte da Guerra).

 

Diretrizes

 

  1. A Bujinkan estará aberta somente para aqueles que concordam com e defender as diretrizes da Bujinkan Dōjō. Aqueles que não o fazem, não serão autorizados a participar. Especialmente: somente aqueles que leram e concordam com estas orientações devem ser autorizados a participar.

  2. Somente aqueles capazes de exercitar a verdadeira paciência, autocontrole e dedicação serão autorizados a participar. Será exigido atestado médico. Em especial: indivíduos com doença mentais, dependência química de drogas ou possua qualquer instabilidade mental/emocional devem ser impedidos de participar. A necessidade de tal atestado refere-se aos indivíduos que podem representar um perigo para os outros praticantes, por exemplo, aqueles com doenças infecciosas ou similares, indivíduos com personalidade ou fisiologia anormais e indivíduos carentes de autocontrole.

  3. Indivíduos com antecedentes criminais devem ser afastados e proibidos de participação. Arruaceiros ou aqueles cometem crimes, além daqueles que vivem no Japão que quebrem as leis locais devem ser barrados.

  4. Aqueles que não concordarem com as regras da Bujinkan, quer como praticantes ou como membros da sociedade, cometendo atos reprováveis ​​devem ser expulsos. Até agora, a Bujinkan estava aberta a um grande número de pessoas que vieram para o Japão. Infelizmente, entre eles, foram encontrados os que cometem atos violentos bêbados, doentes mentais e arruaceiros que pensam apenas em si mesmos e não conseguem ver como suas ações podem afetar negativamente outros. Através de suas ações, tais pessoas estavam descartando a retidão de coração tradicional da Bujinkan. Deste dia em diante, todas essas pessoas devem ser expulsas.

  5. Considerando acidentes ocorridos durante o treinamento (tanto dentro quanto fora do Dōjō) , não se deve causar problemas à Bujinkan. Este é um ponto extremamente importante. Aqueles que não estão dispostos a assumir a responsabilidade pessoal por acidentes ocorridos durante o treinamento Bujinkan não serão admitidos. Reiterando para maior clareza, a Bujinkan não assume a responsabilidade por quaisquer acidentes que ocorrem no curso de formação, independentemente da localização.

  6. Todos aqueles que se integram a Bujinkan devem obter um cartão anual (Membership). Este cartão não só preserva a honra dos membros da Bujinkan,  como também indica que é parte de um todo maior, cujo os  corações dos guerreiros se reúnem como membros para melhorarem a si mesmos por meio de treinamento e amizade. Isso demonstra a glória da virtude guerreira e encarna tanto a lealdade e o amor fraternal.

  7. A tradição da Bujinkan reconhece a natureza e a universalidade de todas vidas humanas e está ciente de que flui naturalmente entre duas partes:

 

  • O princípio secreto do Taijutsu é conhecer as bases da paz.

  • Estudar é o caminho para o Coração Imperturbável (Fudō Shin). 

 

Recentemente, a Bujinkan tornou-se verdadeiramente internacional. Assim, como existem diversos fusos horários, também existem vários tabus entre os povos e nações do mundo. Devemos respeitar uns aos outros, esforçando-se para evitar tais tabus. Temos que colocar o coração do guerreiro em primeiro lugar, trabalhando juntos para o auto-aperfeiçoamento e para a melhoria da Bujinkan.

Aqueles que não concordarem com as regras acima mencionadas devem ser expulsos da Bujinkan.

Masaaki Hatsumi

Sōke

 

 

bottom of page